O avanço tecnológico Bancário

avanco tecnologico

Em 1946 começava uma nova saga, um caminho sem volta. A invenção do computador. As empresas iniciariam um novo ciclo, um novo mundo estava para se iniciar. Um mundo tecnológico e com ferramentas incríveis que viriam para facilitar a forma atual de trabalho.

A condição de poder armazenar todo o histórico de atividades na memória do computador, separados por pastas e identificados facilmente por nomes personalizados  traria uma organização de excelência para a rotina de trabalho diário. Facilitando muito o desenvolvimento das atividades rotineiras.

Rapidamente, os bancos passaram a aderir a essa gigantesca inovação tecnológica para facilitar o processo de prestação serviços aos seus clientes, para que eles pudessem obter os seus serviços e produtos.

A fim de alcançar o moderno sistema digital conhecido hoje, o setor bancário experiencia profunda inovação, dando ênfase na existência das cinco ondas que marcaram a evolução do sistema digital.

O termo “onda” indica não conformidade da automação digital lógica sequencial escrita, porque antes que uma etapa seja concluída com sucesso, outra apareceu, dando início a uma nova onda de mudança e progresso tecnológico.

5 Ondas que marcaram

BackOffice


A primeira onda que marcou a evolução do sistema bancário foi denominada backoffice e esta primeira onda é determinada pelo aumento da demanda dos serviços e produtos bancários ocorreram na década de 1960.

 “O primeiro computador foi instalado no banco em meados da década de 1960 “, do século 20 onde os bancos começaram a investir em tecnologia digital tendendo a ter controle simultâneo sobre as contas correntes de seus clientes.

O lançamento dessas contas agora é realizado em duas máquinas: uma Tem um cartão amarelo e um cartão branco.

Existia também um centro de processamento de dados responsável que recebia registros diários dessas contas que era realizada no próximo dia útil comparando os saldos existentes em cada conta bancária para verificar se eles estavam corretos.

primeira onda

Essa onda era enfatizada como de inovação e teve forte impacto no setor bancário, em grande medida e as atividades bancárias passaram a ocorrer por meio de computadores.

As principais vantagens experimentadas pelas instituições bancárias incluem a redução dos custos de processamento de transações e a redução de materiais Arquivo.

Os clientes quase não sentiram o impacto da

 

Sistema de listão

Na segunda metade da década de 1970, surgiu a segunda onda de inovação O principal fator é a introdução do chamado “sistema de listagem”.

Ao digitalizar o saldo do cartão, você pode emitir lista de saldos de contas bancárias de clientes e após o recebimento do depósito ou pagamento, o caixa procurava o número da conta e anotava o saldo de cada cliente.

No final da década de 1970, com o incentivo do setor privado, os bancos começaram a investir em processos automatizados e a partir do final da década de 1970, começou a grande competição: instituições Online, as reservas de mercado são eficazes, com poucas soluções.

Na fase inicial, ouve-se riscos e os dispositivos menores eram muito eficazes na captura e processamento enviando os principais dados da organização para centro de processamento de dados.

Devido à alta inflação durante este período, os bancos foram obrigados a fornecer seus clientes os principais dados que existem no negócio bancário.

Sendo que, as reservas de mercado, a inflação e planos econômicos começam a exigir as alterações feitas pelo banco.

Por causa do investimento em tecnologia digital, o setor bancário foi informatizado e pronto para enfrentar todos os desafios.

Portanto, a fim de facilitar a prestação de serviços aos clientes, o microcomputador da agência bancária produziu o sistema online.

As vantagens desta inovação são: Implementar terminais bancários de autoatendimento em agências; parcialmente as atividades bancárias realizadas no centro de processamento de dados são agora realizadas em uma instituição e os clientes usam terminais de dinheiro interconectados online para o sistema bancário para atividades bancárias.

Terminal de autoatendimento

A terceira onda de inovação bancária ocorreu na década de 1980, quando os bancos investiram pesadamente em tecnologia digital e implementaram sistemas digitais, serviços bancários de autoatendimento fora de agências, ou seja, locais públicos.

O grande desafio dos bancos era incentivar os clientes a usar os terminais de autoatendimento para realizar suas transações bancárias, portanto, para reduzir o grande número de pessoas no banco, seria necessário persuadir os clientes a usarem terminal de autoatendimento.

Durante a terceira onda de inovação bancária, os clientes começaram a use o caixa eletrônico para realizar transações bancárias onde não havia ajuda de funcionários do banco.

Com decréscimo do cliente indo até a agência bancária, a instituição aumentou sua produtividade e eficiência operacional, o que torna o setor bancário um dos mais importantes e bom para a economia do Brasil.

Além disso, os serviços além de ser democratizados o setor bancário é em todo o país um dos setores mais rentáveis, o que favorece a expansão do setor bancário.

Tecnologia digital e Internet

Na década de 1990, com o advento da Internet, a quarta onda inovação tecnológica no setor bancário a marca registrada deste período de inovação é

Criou-se um método de acesso ao banco por meio de uma linha telefônica e microcomputador, usando o software de comunicação do próprio banco; que fornecido seu acesso a pessoas físicas, chamado de home bank.

O mesmo procedimento foi adotado posteriormente, mas esta já seria para pessoa jurídica, reconhecida como office bank.

Nesse caso, é importante enfatizar que a internet promove desenvolvimento aos serviços bancários para clientes e para eles próprios. O

O Banco por meio da Internet, puderam oferecer aos seus clientes as plataformas digitais, por meio do monitoramento de suas transações financeiras dos computadores.

Da mesma maneira, os bancos puderam usar suas vendas para melhorar seu relacionamento com clientes, além de apresentar a estratégia de inovação do setor bancário.

As principais inovações da década de 1990 foram o telefone celular e com a cooperação das operadoras de telefonia móvel, o banco criou um sistema e uma plataforma que os clientes puderam acessar e realizar suas atividades bancárias, resultando em banco móvel, ou mobile bank.

 

Mobile Banking

A quinta onda de inovação bancária está relacionada à expansão e o banco usa a tecnologia digital.

Embora os quatro primeiros sejam para o progresso tecnologia, para fidelizar clientes de classe social alta, esta quinta onda de inovação prioriza a segmentação de clientes e classes sociais mais baixa.

No contexto da quinta onda de inovação, os bancos usam serviços digitais para reter clientes, especialmente classe social baixa.

Com o advento da cultura digitalizada, os clientes iniciam transações bancárias online, e, contudo, permiti mais uso dessas novas ferramentas de trabalho.

Portanto, o banco precisa continuar a investir em tecnologia digital para atender às suas necessidades e as dos clientes, sendo que esses clientes estão se tornando cada vez mais digitais.

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