O aumento da disponibilidade e aceitabilidade de crédito na economia mundial tem estimulado o desenvolvimento econômico e promovendo o dia a dia pessoal.
No Brasil não é diferente, porque Crescimento e estabilidade econômica levaram governo a expandir fornecendo crédito e estendendo o prazo de pagamento, possibilitando assim as classes sociais menos populares participarem do mercado de consumo e como resultado, leva a um crescimento acelerado nos níveis de consumo.
Entre outros motivos, os consumidores tem acesso ao credito com maior disseminação e aceitação de cartões de crédito promoveu ainda mais a facilidade ao crédito.
O crédito se tornou em pouco tempo uma das principais ferramentas utilizadas pelo consumidor em benefício próprio.
De acordo com a pesquisa da associação Cartão de Crédito e Empresa de Serviços [ABECS], o número de cartões de crédito em circulação no Brasil chega a 178,8 milhões 4,5 bilhões de operações ao longo do ano.
Comprova-se que os cartões de crédito estão cada vez mais integrados ao dia a dia das pessoas brasileiras e sua ampla utilização como meio de pagamento.
A rápida popularidade dos cartões de crédito está relacionada à sua versatilidade atuando como ferramenta de pagamento e recurso de crédito.
Pessoalmente, o acesso ao cartão de crédito tem um forte impacto no estilo de vida e no poder das pessoas, pois, fornece aos usuários uma experiência de compra fácil, conveniente e segura na transação.
No entanto, o abuso e / ou má gestão de crédito pode levar ao acúmulo de dívidas, que por sua vez, pode prejudicar a saúde financeira doméstica.
O cartão de crédito promove aumento do endividamento pessoal e doméstico uma vez que a necessidade direta de dinheiro é eliminada e pagamento conveniente.
O crescimento acelerado no número de usuários dos cartões de crédito e, o mais importante, o nível de aumento dívida e inadimplência faz com que o governo e o setor financeiro começam a lidar com esse problema de forma mais vigorosa de atenção.
Maior preocupação está relacionado ao nível de responsabilidade financeira e os possíveis riscos de cartão de crédito, além dos problemas financeiros e a psicologia causada pela má gestão.
Embora existam vários estudos sobre dívidas de cartão de crédito. O crédito foi desenvolvido e comprovado, mas esta questão transcende as esferas econômica e social, e ainda há muita incerteza sobre o que é real, suas causas e consequências.
A dívida do cartão de crédito é um tipo de dívida no passivo, que consiste em empréstimos rotativos curto prazo.
Todas as compras realizadas no cartão de crédito criam dívida para o usuário; no entanto, sobre tais dívidas não há incidência de juros caso o pagamento seja realizado até a data de tolerância máxima.
Dessa forma, os usuários que pagam devidamente as faturas mensais não são consideradas endividados.
Para os usuários que mantêm saldos devedores para seu consumo, ou seja, o que é cobrado após o final do período de carência é considerado titular de uma dívida de cartão de crédito.
Já a dívida do cartão de crédito é compreensível como o saldo devedor após o pagamento conta mensal.
De acordo com o nível de endividamento, o indivíduo pode afetar uma grande parte de sua renda, e torna-se incapaz de cumprir compromissos financeiros assumido.
Levando em consideração o aumento do número de pessoas com muitas dívidas, vários estudos foram feitos tanto em faculdade quanto por governo e mercado para avalie o nível de propensão à dívida e suas determinantes e fatores de consequências.
A primeira estrutura para estudar é a alfabetização, essas as finanças podem ser entendidas como uma combinação de conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos necessário para a tomada de decisões e alcançar o bem-estar finança.
O conhecimento financeiro é a relação entre os conceitos de conhecimento financeiro, Atitude financeira e comportamento financeiro.
A dimensão do conhecimento financeiro é um tipo especial de capital ao longo de todo o ciclo de vida do ser humano, através de assuntos de estudo que afetam a capacidade de gestão renda, despesas e economias efetivas do ser humano.
Uma ampla gama de produtos financeiros exige que os indivíduos entendam a função de cada opção, calcular o custo embutido da capacidade de fornecer e gerenciar diferentes créditos da dívida.
É neste contexto que pode verificar a importância do conhecimento financeiro, uma vez que ajuda os consumidores ao fornecer Informações e instruções para melhorar sua compreensão sobre os conceitos e produtos financeiros adicionando a auto confiança, para que entendam melhor os riscos e as oportunidades financeiras.
O Conhecimento financeiro só pode ajudar no desenvolvimento das habilidades necessárias para fazer uma escolha que compreenda a situação por meio de conhecimentos e atitudes inter-relacionados.
O comportamento financeiro, conhecimento, atitude e o comportamento financeiro têm um papel importante na redução de problemas da gestão financeira na utilização de cartões de crédito.
Baseado em muitos estudos foi possível descobrir que através de um conhecimento financeiro e organização nesse contexto, o indivíduo possa ter um nível menor de dívidas.
Dessa forma, a população através de um melhor comportamento financeiro proporciona uma vida mais responsável e saudável pelo uso do cartão o que leva a um menor risco dívida.