A Internet combinada com o surgimento de várias inovações tecnológicas, como telefones inteligentes, computadores, GPS e redes sociais facilitaram grandes mudanças na dinâmica da sociedade afeta empresas e consumidores.
Essas mudanças podem ser em toda a sociedade e o ambiente de trabalho é uma das áreas mais afetadas.
As organizações de diferentes setores, como varejo, transporte urbano e por exemplo, as construtoras estão começando a adotar esses recursos e ferramentas para melhorar a eficiência e produtividade organizacional.
O setor bancário, responsável pelo suporte ao sistema financeiro e econômico de outros países não foram excluídos desta revolução tecnológica.
Além disso, a tecnologia também permitiu o desenvolvimento de bancos digitais, o que gerou mudanças e o aumento da concorrência no mercado bancário.
Banco digital é uma instituição caracterizada pela falta de ambiente e a possibilidade de realizar operações totalmente online, os investimentos para abrir uma conta, na maioria dos casos, é por meio aplicativos.
Além disso, as startups da indústria conhecida como tecnologia financeira, é um termo em inglês derivado da união entre os dois termos finanças (“finanças”) e tecnologia (“tecnologia”).
Se os bancos tradicionais não se desenvolverem rapidamente, eles irão ser substituídos pela digitalização, que já é uma tendência em um futuro próximo.
A ascensão dessas instituições obrigou os bancos tradicionais a se reinventar e migrar muito rapidamente no ambiente online.
No Brasil, essa transformação se dá por meio de dados fornecidos em um estudo, baseado em 2019, pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) revelou que 24,6 bilhões de reais foram investidos nas instituições financeiras em tecnologia teve um aumento em 24% comparação com 2018.
O setor bancário brasileiro se caracterizava, até recentemente, pela predominância de bancos tradicionais que, embora utilizem recursos tecnológicos na prestação de serviços, dependem em boa medida de sua infraestrutura física para promover o atendimento a clientes.
As agências bancárias são exemplos da estrutura física necessária ao atendimento prestado pelos bancos tradicionais, além de fornecer serviços totalmente online, o banco digital facilita grandes mudanças na interação entre consumidores e bancos e expande a concorrência em um mercado até agora dominado por algumas empresas.
Estudos concluíram que antes do advento da fintech, os bancos tradicionais enfrentavam a concentração do mercado pautando no aumento dos lucros e receita, mesmo que tais estratégias possam atrasar a experiencia do consumidor.
No entanto, a partir de 2013, a competição neste setor dos bancos digitais tem o apelo de agilidade e facilidade de uso desde o início de abrir uma conta corrente baixas, e o mais importante, a atenção deve ser pautada na experiência do usuário.
Dessa forma, eles são atraentes para os consumidores que não estão satisfeitos com o serviço fornecido por bancos tradicionais. Portanto, o setor bancário clássico precisa se adaptar às novas realidades, fortalecer e melhorar seus recursos Tecnologia.
Alguns estudos de pesquisas mostram que Nubank adota práticas-chave e oferece uma boa experiência ao cliente por meio de serviços totalmente digitais.
Serviços ágeis, eficientes e fáceis de usar geralmente podem reter consumidores. Isso porque não há estrutura física cara para manter, e o foco na ideologia do cliente a Nubank desenvolveu um cartão de crédito sem taxas e taxas anuais e tais medidas mostra ser atraente para os consumidores.
Os consumidores avaliam positivamente a qualidade do serviço, o nível de taxa de juros e os serviços e projetos prestados pela empresa estão incluídos na proposta de valor da empresa.
Porém, o atraso na emissão de cartões de crédito sem anuidades devido a demanda é grande e não há motivos para negar o aumento dos limites do cartão de crédito.
O crédito de alguns clientes é avaliado negativamente pelos consumidores do Banco e ambos os fatos são interpretados como burocracia e falta de transparência em oposição à desburocratização e transparência incluído na proposta de valor da empresa.
Construir relacionamentos leais com os clientes faz parte de muitas estratégias da empresa que avalie o custo de atrair novos clientes.
As instituições financeiras devem sempre estar evoluindo, tanto para entender as necessidades dos clientes e assim melhor atendê-los, como também para se manter atualizado com relação a novas tecnologias e futuras inovações de serviços que possam surgir no setor bancário.
A ascensão dos bancos digitais interfere diretamente na forma como os bancos tradicionais agem e prestam serviços nesse sentido alguns estudos buscam entender as principais razões pelas quais os bancos tradicionais perdem fidelização de alguns clientes no processo digital da empresa.
Alguns fatores podem interferir na lealdade dos clientes tais como: personalização, sites interativos, valor agregado, atendimento ao cliente, comunidade digital, serviços prestados, “site user friendly” “Site amigável para o cliente” e identidade visual.
Os quatro principais serviços que as pessoas usam no banco digital, são eles: verificação de saldo, transferência bancária, Abra uma conta corrente e pague contas diárias.
Dessa maneira fica determinado que a satisfação, fidelidade e boa experiência do cliente são fatores que afetam o desempenho instituições financeiras, ou seja, quando esses três fatores são aprimorados, a empresa tende a ser mais lucrativo.