Crédito é qualquer ato de vontade ou disposição de algumas pessoas e/ou empresas de cederem parte de seu patrimônio a um terceiro, porém, esse processo é completamente regulamentado em um período de tempo.
O crédito é a capacidade de obter dinheiro ou benefícios com a promessa de pagamento em período determinado e ele também pode ser visto como uma transferência de bens ou serviços ou uma quantia em dinheiro para pagamentos futuros.
No âmbito das instituições financeiras em geral, principalmente os bancos, a maioria dos lucros são obtidos com concessão de crédito e créditos consignados à folha de pagamentos.
Os salários são um tipo de crédito que cresceu rápida e significativamente nos últimos anos isso porque o risco de inadimplência é baixo e fácil de analisar e aprovar.
Após esse processo veio a evolução dos números de pedidos de empréstimos salariais, bem como os dados pessoais do requerente e os motivos são vários que os levaram a candidatar-se para este tipo de empréstimo.
Essa modalidade de crédito cresceu significativamente nos últimos anos devido ao baixo risco de inadimplência e facilidade de análise e aprovação.
Os clientes são compostos principalmente por mulheres que solicitam este tipo de crédito para saldar dívidas, que acumulam principalmente no cartão de credito e mutas das vezes vai virando uma bola de neve.
As necessidades dos aposentados brasileiros para atender às suas necessidades financeiras também revela que os requerentes de crédito contam com recursos pessoais e/ou de terceiros, principalmente os empréstimos bancários para manter um certo padrão de vida.
O crédito salarial é uma espécie de crédito que está crescendo expressivamente, e é mais fácil de ser aprovado devido ao baixo risco de inadimplência.
Este tipo de crédito tem aumentado na população por causa da proporção dos prazos de pagamentos serem mais baixo e longos, sendo que é a burocracia de recrutamento é quase inexistente, isso porque a garantia do empréstimo é sempre paga.
Entende-se que o empréstimo naquele momento na folha de pagamento é uma espécie de crédito e vem tomando o lugar no mercado aprovado pelo governo federal.
A vantagem de tudo isso, é um preço mais atraente, já descontados em folhas de pagamento ou benefícios salariais sem a existência de um fiador e que de um modo geral, as condições de pagamento fornecidas são as mais variadas e que atendem bem aos utilitários.
Os empréstimos pessoais com descontos salariais (Crédito consignado) é um crédito estão abertos aos funcionários da empresa empresas privadas administrados pela CLT e servidores públicos.
A empresa onde esses trabalhadores estão prestando de serviços deve manter acordo com o banco ou empresa financeira que concederá o crédito e consequentemente esse crédito salarial foi criado intencionalmente para estimular o mercado de crédito do país.
A iniciativa visa ampliar o acesso ao crédito para trabalhadores e aposentados em condições mais favoráveis, especialmente sobre taxa de juros cobrada por instituições financeiras no período de financiamento.
Na maioria dos casos, os sindicatos e entidades do setor público negocia o melhor preço com a agência para verificar a melhor taxa de juros a ser cobrada.
Seja para funcionários do setor privado ou empresas públicas, o departamento de Recursos Humanos tem a obrigação de negociar um acordo com o banco garantido a transferência do valor da prestação de serviço.
Isso geralmente acontece com um banco que mantém uma conta de folha de pagamento pago na empresa.
Para os pensionistas e aposentados, o banco precisa ser autorizado a operar neste mercado e o pagamento do empréstimo está designado em parcelas para serem descontadas da folha de pagamento.
Importante ressaltar que a taxa de juros é fixa, e são mais baixas que as dos créditos convencionais.
Nessa modalidade de credito, após confirmar o desconto de salário, não há necessidade de ir a uma agência bancária para pague as prestações, pois, os descontos já serão em desconto em folha.
Uma vez que a parcela é deduzida diretamente do salário, o risco de crédito é quase zero, porque o parcelamento só vai impedir o desconto se o funcionário for demitido da empresa, porém, uma parte da rescisão geralmente é direcionada para bancos para ser utilizado na amortização ou liquidação de contratos.
As regras básicas dos empréstimos consignados são geralmente estabelecidas pelo banco central e esse valor do financiamento não é mais de 30% dos salários dos trabalhadores, e para aposentados e pensionistas do INSS.
Porém, 20% do salário pode ser utilizada em parcelas de crédito, outros 10% podem ser utilizados para parcelamento de cartão de crédito também são deduzidos do salário.
Com base nessas informações, fica claro que o crédito de dedução de salário atingiu um volume muito grande da população no país uma vez que fica fácil a aquisição do produto ao cliente.
A maioria dos clientes contratam esse tipo de crédito para pagar dívidas já que as taxas de juros convencionais do mercado estão cada vez mais altas.
Contudo, o longo prazo de pagamento é bom para a economia, porque quanto maior o limite de tempo para pagamento, menor será o valor da prestação e o cliente vai se comprometer a pagar a dívida.
Dessa forma, o de credito consignado irá trazer para o mercado consumidor, pessoas com renda menores porque têm um prazo de pagamento mais longo.