Telemarketing: Aprender sobre, é fácil?

O que é telemarketing?

O telemarketing é uma forma de marketing direto que utiliza o telefone para promover produtos e serviços, geralmente a partir de uma central de atendimento.

O serviço inicialmente focado em vendas e agora inclui atendimento ao cliente, suporte técnico e faturamento.

Esses serviços podem ser proativos ou aceitáveis.

 

Quando foi criado o telemarketing?

O termo telemarketing foi usado pela primeira vez no final dos anos 1970 para descrever o telefone da empresa americana de telecomunicações Bell System.

No entanto, a prática de pedir aos consumidores que forneçam produtos é muito mais antiga.

 

Quais são os estilos de telemarketing?

Existem dois métodos de telemarketing mais comuns em call centers: call-in e proativo.

 

O que exatamente faz um operador de telemarketing?

 

As operadoras de telemarketing atuam no contact center e são responsáveis ​​por proativamente e aceitar os serviços aos consumidores.

Esses operadores são divididos em diferentes funções e podem trabalhar com vendas, suporte, faturamento ou pesquisa.

Por exemplo, um assistente de vendas ativo liga regularmente para clientes específicos todos os dias para vender produtos e serviços da empresa.

Normalmente, os profissionais têm uma meta diária de conversão e obterão um script completo para fazer a ligação.

Além disso, as ligações são monitoradas por supervisores, que garantem a adequação do idioma, da fala e da argumentação da operadora.

O perfil ideal do operador de telemarketing inclui habilidades de comunicação e persuasão, conhecimentos de informática e boa redação, bem como um bom equilíbrio emocional para lidar com a pressão do trabalho.

Normalmente, os profissionais têm uma meta diária de conversão e obterão um script completo para fazer a ligação.

 

9 dicas para tornar o telemarketing mais eficaz

Se você quer tornar o telemarketing mais eficaz, deve mudar o conceito de call center e adotar as práticas mais modernas.

 

Siga os passos para fazer certo passo a passo:

 

  1. Saiba ouvir

Os agentes de telemarketing precisam ser treinados para ouvir os clientes, não apenas falar sem parar.

Nada mais frustrante do que receber tal ligação, onde  a operadora repete discursos longos e cansativos, não deixando espaço para o cliente se expressar.

Portanto, você deve garantir que o contato seja uma conversa real e que os profissionais utilizem a escuta ativa para entender as necessidades do cliente.

  1. Humanize assligações

Outro ponto importante é tornar a ligação humanizada, permitindo que a operadora improvise a autonomia durante o processo de contato.

Os scripts são importantes para orientar os serviços, mas não precisam ser exatos, caso contrário, o diálogo será muito mecânico.

 

  1. Prepare sua equipe

O segredo do telemarketing de qualidade é a capacitação, que deve ser voltada às competências de comunicação e negociação do profissional.

Sua equipe precisa ter desenvoltura e empatia para lidar com os clientes, além de ter o conhecimento necessário sobre a empresa e seus produtos, serviços e processos.

 

  1. Segmente os clientes

 

O telemarketing é conhecido por fornecer produtos que os consumidores não precisam por meio de ligações completamente aleatórias.

 Para superar esse estágio ruim, você precisa garantir uma boa segmentação de clientes antes de fazer ou receber o primeiro contato.

Assim, além de atender melhor os clientes com base em seus dados pessoais, o atendente saberá com quem está falando e quais produtos oferecer.

 

  1. Não compre listas de contato

Um dos erros mais graves do telemarketing é comprar uma lista de contatos pronta e sem segmentação.

Se você fizer isso, entrará em contato com outras pessoas sem permissão e se tornará o spammer final, danificando irreversivelmente sua reputação.

Portanto, crie sua própria lista de telefones e e-mails, conheça seus clientes e apenas ligue e forneça ofertas relevantes nos momentos apropriados.

 

  1. Fique de olho em seus clientes em potencial

A prática comum do telemarketing é limitar o tempo de antena de cada cliente para otimizar o serviço.

No entanto, se seu objetivo é capturar clientes em potencial, seu agente deve permanecer online quando necessário.

Afinal, esses clientes em potencial precisam de tanta atenção quanto possível porque são sua oportunidade de negócio mais promissora.

 

  1. Saiba receber um “não”

 

Outra característica que mancha a imagem do telemarketing é a prática de “promover” as vendas a todo custo.

Se quiser fazer algo diferente, você precisa aprender a aceitar as rejeições dos clientes, em vez de insistir em vendas que não agregam valor a eles.

Em vez disso, use o contato telefônico para entender as necessidades dos clientes em potencial e treiná-los com o conteúdo certo e, em seguida, prossiga com as possíveis conversões.

 

  1. Seja transparente e honesto com os clientes

A honestidade é a base do telemarketing, mas sabemos que a instabilidade de alguns call centers criou uma imagem opaca dessa abordagem.

Portanto, você deve fortalecer ainda mais seu compromisso com o serviço ético e esclarecer todas as condições comerciais e informações relacionadas aos clientes.

Lembre-se: em vez de usar falsas promessas para prejudicar a credibilidade da empresa, é melhor perder o objetivo.

 

  1. Seja paciente

A paciência é uma virtude indispensável para todos os profissionais que lidam diretamente com o público.

No telemarketing, você precisa de calma dobrada para lidar com a pressão do alvo, reclamações constantes e comentários indelicados de certos consumidores.

Portanto, é preciso garantir que a equipe esteja preparada para enfrentar essas adversidades e representar a empresa com absoluta segurança, autocontrole e tranquilidade.

Viu como o telemarketing é popular entre os consumidores e útil para as empresas?

Trata-se apenas de priorizar o foco no cliente e proporcionar uma boa experiência, promovendo os produtos certos e ouvindo as necessidades do cliente.

Dessa forma, as ligações inconvenientes serão deixadas para trás e sua empresa terá um canal poderoso para construir relacionamentos, gerar clientes potenciais e aumentar as vendas.

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