Promotora de crédito: Por que precisa de uma?

A promotora de credito, o chamado agente bancário “avançado”, é uma empresa registrada diretamente no banco, sem intermediário.

Geralmente tem anos de registro, experiência, estrutura de orçamento e um grande número de entregas de produção porque absorveu a produção de vários outras agencias de créditos menores.

Possui amplo acesso a toda a estrutura do banco, desde fornecer logins da matriz até materiais de apoio, marketing, reuniões com supervisão, negociação de comissões, exclusividade, etc.

Conforme mencionado anteriormente, também é responsável pela produção de agentes de crédito de menor porte e / ou correspondentes, atuando como intermediário entre esses profissionais e as instituições financeiras.

 Ela também é responsável por transferir comissões a eles, emitir recibos e faturas bancárias e fornecer materiais de apoio e suporte operacional aos profissionais que atende.

Muitas instituições financeiras não registram pequenos agentes, mas terceirizam automaticamente para patrocinadores que negociam condições diferentes com eles.

Pela possibilidade de inclusão de exclusividade, esses promotores absorveram o cadastro desses correspondentes.

Quando surgem problemas financeiros, muitos clientes procuram os bancos e os promotores de crédito para pegar empréstimos, e isso pode simplificar o processo de liberação de crédito para facilitar a liquidação de dívidas.

 

A resolução 3.954/11 do banco central exige a certificação de promotores correspondentes a partir de 24 de fevereiro de 2014.

De acordo com a Resolução nº 3.954 / 11 do Banco Central, essa medida é obrigatória e visa regular e limitar a atuação desses profissionais e tornar as operações de crédito mais seguras para os consumidores.

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. 

 

Isso porque o trabalho dos profissionais é realizado por meio do contato das agências intermediárias com bancos e clientes, negociando taxas de juros e melhores condições de bolso.

Porém, com as instalações digitais, a profissão de correspondente também passou por um período de contenção. No entanto, o desempenho tem sido atualizado em resposta a inovações, como a campanha Gigantes do Consignado, que visa mudar a forma como os profissionais de crédito veem o mercado.

As Promotoras de credito ajuda os correspondentes bancários a se reinventarem em seus negócios por meio da inovação e do desenvolvimento Mindset (mentalidade).

Infelizmente os promotores de créditos podem ser fraudados, o que torna a atuação ainda mais vulnerável.

 

As três situações de fraude mais comuns e como evita-las:

  1. Auto-fraude: os clientes fazem o empréstimo e se recusam a pagar quando é cobrado;
  2. Nas transações de portabilidade: Neste caso, quando a dívida (ou empréstimo) é transferida de um banco para outro, o cliente e fecha uma transação com outra operadora de crédito.

Nesse caso, a dívida é do correspondente ou promotor e não do principal;

  1. Quando a solicitação é cancelada: ou por causa da reclamação do cliente, ou o membro da família usou o nome do cliente. Em ambos os casos, o déficit é transferido para o correspondente.

Os tomadores de crédito podem não ter a intenção e podem ser induzidos a fazê-lo, especialmente quando se trata de aposentados e pensionistas.

Nesses casos de fraude, os correspondentes se mostraram os maiores perdedores e muitas empresas até fecham as portas quando não têm dinheiro para pagar dívidas indevidas ou cobradas as taxas injustas. “

Por exemplo, no caso da portabilidade, a dívida é transferida e algumas pessoas podem ser induzidas a concluir transações em outro lugar, oferecendo melhores taxas de juros.

Para se protegerem de possíveis fraudes e desinformação por parte dos clientes, os agentes bancários podem e devem registrar assinaturas de contratos com fotos.

As operações digitais também minimizam os problemas e as inscrições geralmente requerem fotos ou números para aumentar o rigor e suporte para o correspondente.

Todo profissional que atua como agente promotor no Brasil deve ser certificado para atuar no mercado. O profissional que atua como ponte entre os clientes e as instituições bancárias pode atuar em quatro frentes: certificação completa, crédito imobiliário, veículos e CDC e crédito com desconto.

As leis de proteção ao consumidor são impulsionadas por mudanças socioeconômicas que transformaram sucessivamente as relações de consumo em situações cada vez mais complexas.

O princípio da igualdade exige que os consumidores recebam tratamento desigual por sua posição de desvantagem e busquem o equilíbrio em suas relações com fornecedores e detentores de poder econômico.

As relações de consumo devem ser transparentes e as informações devem ser comunicadas de forma clara, mesmo na fase de pré-negociação.

Estas premissas tutelares apoiam todas as relações de consumo, o que não impede que os consumidores lesem os seus direitos em determinadas circunstâncias.

O negócio de empréstimo com desconto de salário é regulado por leis federais, resoluções e diretrizes regulatórias, que serão explicadas.

Existem mais de cem instituições financeiras no mercado, e a atuação dos agentes bancários se limita à certificação emitida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ou pela Sociedade Nacional de Promoção de Crédito e pela Associação das Agências de Agências (Aneps) do país.

Os beneficiários do INSS possuem diversas opções bancárias para contratação de folha de pagamento, mas dependendo da localidade ou do agente que as fornece, o leque de informações que recebem no momento da contratação será insuficiente.

Quando isso ocorrer fora da agência bancária ou estiver sujeito a um facilitador de crédito certificado e regulamentado é ainda mais complexo.

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